Entre as novidades da equipe para este ano estão as alas Fabinha (promovida das categorias de base), Poliana (ex-Londrina), a pivô Talita (também ex-Londrina) e a goleira Daiana (ex-Toledo). Já a principal perda fica por conta da pivô Naná, que retorna a Londrina após um ano em Guarapuava. Ainda existe a possibilidade da realização de contratações e/ou dispensas, já que o estadual vai demorar alguns meses para começar.
De acordo com o técnico da equipe Sérgio Miranda, o trabalho começou praticamente do zero, apesar de a base ter sido mantida. Ele espera uma evolução da equipe aos poucos. Também para este ano, as dificuldades devem aumentar, já que devido ao título do ano passado, a equipe ganhou mais visibilidade por parte das adversárias. "Deixamos de ser pedra para sermos vidraça. A cobrança vai ser maior", constata Miranda. Com relação as adversárias, o treinador destaca as que ele considera como mais perigosas: Cascavel, Maringá, Telêmaco Borba e Cianorte, além, é claro, da forte equipe de Londrina.
Ele também analisa a importância do apoio da torcida e dos empresários, já que no início do ano o time encontrou dificuldades para conseguir o apoio finaceiro necessário. "O problema é que os empresários não acreditam, acham que o nível do futsal feminino é fraco. Existe, sim, uma dificuldade para trazer os recursos, mas sabemos que o nosso público não nos abandonou, a hora em que o campeonato começar a torcida vai nos apoiar", opina.
Atualmente, Guarapuava é um dos times mais respeitados do estado. Campeã paranaense adulto, a equipe também tem colecionado excelentes resultados nas categorias de base, além de sediar diversas competições na modalidade. "A federação [paranaense] considera Guarapuava como um celeiro. As meninas da equipe são reconhecidas na rua, o que representa uma quebra de tabu, rebate aquela idéia de que futsal não é esporte para mulher", comenta.
Categorias de base
Hoje Guarapuava realiza um trabalho integrado. São quatro categorias (sub-15, sub-17,sub-20 e adulta) treinando de forma simultânea - além de Guarapuava, só Londrina possui equipes nas quatro categorias do futsal paranaense. Atualmente são 38 atletas trabalhando em conjunto, visando as disputas das competições estaduais da federação, Jogos Abertos, da Juventude e Universitários.
Os primeiros resultados deste ano já foram colhidos. Na primeira fase da Taça Paraná sub-17, Guarapuava terminou seu grupo na primeira posição. A segunda fase da competição aconteceu neste fim de semana na cidade, mas não foi concluída até o fechamento desta edição.
Caso a equipe se classifique à fase final, a intenção é que o quadrangular decisivo seja realizado em Guarapuava. O time tenta o primeiro título na categoria - foi vice-campeão ano passado. Em 2009, a equipe participa ainda dos paraenses da categorias sub-15 e sub-20 - na última, Guarapuava tenta repetir o feito de 2007 quando se sagrou campeão na categoria.
Guarapuava vs. Londrina
As duas equipes realizam um duelo particular este ano. Elas competem nas quatro categorias do paranaense, além da disputa entre Faculdade Guairacá e Unopar nos Jogos Universitários, que acontece em Guarapuava entre 28 de maio e 2 de junho.
Ano passado, Londrina levou a melhor nos três paranaenses das categorias de base. Já no adulto, principal competição do estado na modalidade, Guarapuava faturou o título - quebrando uma hegemonia de quatro anos de Londrina - e de quebra se vingou da derrota na final de 2007. No mesmo ano, a equipe já havia derrotado o time do norte do estado na decisão do sub-20.
Apesar de protagonizarem os duelos mais emocionantes do futsal feminino paranaense nos últimos anos, Miranda minimiza a rivalidade entre as duas equipes. "Tudo fica dentro da quadra, respeitamos muito o trabalho de Londrina e da professora Vanda [Sanches, técnica da equipe]", afirma. Mas não há como esconder que hoje as duas equipes são responsáveis pela maior rivalidade estadual na modalidade e que vai ter novos desdobramentos em 2009. É só esperar.
Texto: Cleiton Lutz
Um comentário:
E como já postamos aqui, e equipe sub17 classificou-se para o quadrangular final e os jogos serão aqui em guarapuava. nos dia 15, 16 e 17.
Obrigado bela bela matéria, Cleiton.
Postar um comentário