quarta-feira, 8 de abril de 2009

Nomes fantasia (parte III - qual é o nome mesmo?)

A comunidade do imperium no Orkut está fazendo uma enquete interessante sobre um assunto do qual pensei que só eu me importasse: Os nomes fantasias no futsal e no esporte em geral. Sim, sim já escrevi um bocado sobre isso aqui e também aqui.
Além de ver os grandes meios de comunicação não dar a mínima para este nomes fantasia, dizia eu em um destes posts que "os nomes fantasias acabam enfraquecendo a marca do clube, deixando de causar uma relação de identidade junto à sua torcida."
E não é que isso se refletiu na enquete da comunidade no orkut??? A pergunta foi: " Na sua opinião, como devemos chamar o C.A.D? continuar chamando IF ? mudar e chamar IMPERIUM?, ou algum outro ? "
66 % das pessoas responderam I.F. (nome do time em 2007: Instituto Futsal, a equipe era patrocinada pelo Instituto Radiológico de Guarapuava, se não me engano), 16% responderam Guarapuava, 8% responderam Deportivo (o nome real do clube) e 8% responderam Imperium (e olha que este é o nome desde o ano passado (dados de quarta-feira à tarde).
Lendo mais um pouco na comunidade vi, à alguns dias, uma declaração interessante do Liberato, Supervisor Técnico da equipe sobre o caso: "Não queria entrar no mérito da questão, pois é um assunto que gera opiniões adversas, mas sei que o IF pegou e teve a sua importância no projeto, mas hoje não existe mais, e temos que incentivar quem investe e quem apoia, caso da Imperium Imóveis, que sem eles e os demais investidores dificilmente teriamos futsal em alto nivel. Não podemos comparar o futsal com o futebol que gera suas proprias receitas com vendas de passes de jogadores, futsal depende única e exclusivamente de patrocinios. Por isso é colocado a disposição o nome da equipe."
Por isso, aqui no Blog Guarapuava Futsal, sempre que possível, me refiro a equipe pelo seu nome fantasia completo Imperium/TIM Celutel/Prefeitura Municipal de Guarapuava ou apenas por Imperium, embora não concorde com esta política, pois quero ver um "futsal de alto nível" na cidade.
Apenas fico triste, sendo eu da área de publicidade, que as pessoas que fazem parte da diretoria do Clube Atlético Deportivo não dêem a devida importância à sua marca, numa era em que o esporte caminha, cada vez mais, para o profissionalismo e a busca de fortalecimento e identidade das marcas de clubes. A conta, com certeza, não virá à curto prazo.

2 comentários:

Anônimo disse...

Marcio,
começo a ter uma outra visão em relação ao assunto, qdo vc diz em fortalecer a marca do clube, concordo que a cada ano ou a cada 2 anos muda-se patrocinadores, e o clube sempre ficará, e isso concordo que nunca conseguiremos atingir uma identidade com o torcedor.
E criando esta identidade cria-se varias fontes de receitas, como vendas de camisas, produtos e uma infinidade a ser explorada.
É bom ouvir opiniões de pessoas como vc da área de publicidade.
COm certeza este blog está sendo de suma importancia para a democracia e engrandecimento da equipe.
abraços
Liberato

Márcio Nei disse...

Obrigado pela visita, Liberato.